Dezembro 2017
Dra. Marcia Tartarella recebe premiação por melhor trabalho científico no 4º Congresso Mundial de Oftalmologia Pediátrica realizado em Hyderabad na India entre 1 e 3 de dezembro de 2017.
Na foto o Prof. Dr. Ken K Nischal presidente da World Society of Paediatric Ophthalmology and Strabismus (WSPOS) com a Dra. Islane Verçosa de Fortaleza CE e Dra. Marcia Beatriz Tartarella de SP.
O trabalho premiado tem o seguinte título:
"Ophthalmological structural and functional features in infants with microcephaly related to presumed Congenital Zika Syndrome".
Outubro 2017
A Dra. Marcia Beatriz Tartarella termina seu período como Presidente da SOPLA e emite o seguinte relatório:
Arquivo 1: Carta relatório da Dra. Marcia Beatriz Tartarella.
Arquivo 2: Imagens dos participantes na Reunião da SOPLA e da SBOP com a Diretoria da American Academy of ophthalmology (AAO) em Lima, Perú, em agosto de 2017.
Arquivo 3: Em Lima, Perú, em 2017, no Congresso Panamericano de Oftalmologia.
Arquivo 4: Certificado de Presidente da SOPLA no período 2015-2017.
Outubro 2017
Profissionais de Saúde do Estado do Ceará realizaram o III Mutirão Multidisciplinar de Mapeamento da Microcefalia Causada pela Síndrome da Zika Congenita
Aconteceu nos dias 07 e 08 de julho de 2017 o III Mutirão Multidisciplinar de Microcefalia por Síndrome da Zika Congênita (SZC) no Estado do Ceará.
O evento, que é uma continuação do trabalho de mapeamento iniciado no ano de 2016, vem ocorrendo na sede do Hospital de Olhos e ONG CAVIVER (Centro De Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer), de Fortaleza.
Houve a participação de 70 profissionais voluntários da área da saúde, entre eles pediatras, geneticistas, neurologistas, oftalmologistas, ortopedistas, otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e odontólogos, que proporcionaram um atendimento completo e eficiente à 107 famílias que, ainda, receberam informações atualizadas sobre o andamento da doença. A equipe também coletou dados expressivos para o desenvolvimento do conhecimento científico da SZC.
Além do mutirão, o Hospital de Olhos e ONG CAVIVER atende regularmente crianças e famílias desfavorecidas socialmente, realizando assim um trabalho primordial de saúde pública na prevenção à cegueira infantil no estado do Ceará.